Os dois têm a maior consciência no Sudeste Asiático; soju está desfrutando de popularidade em rápido crescimento na América do Norte
O soju e o bibimbap da Coreia do Sul são, respectivamente, as bebidas e os alimentos mais populares entre os estrangeiros, de acordo com os resultados da pesquisa divulgada pelo Instituto Coreano de Promoção de Alimentos, apoiada pelo governo, na sexta-feira.
Na pesquisa realizada no ano passado com 9 mil estrangeiros que vivem fora da Coreia, cerca de 41,1% revelaram conhecer o soju, um forte licor coreano. Na categoria de múltipla escolha, a cerveja coreana ficou em segundo lugar com 31,6%, seguida por gwashilju, licor com infusão de frutas, com 22,8% e cheongju, arroz claro refinado e vinho coreano com 17,9%.
Soju era a mais conhecida no Sudeste Asiático, onde 62,7% dos entrevistados reconheciam a chamada vodca coreana. Cerca de 33,0% e 20,6% dos entrevistados na América do Norte e na Europa conheciam uma bebida alcoólica destilada, respectivamente.
Cerca de 57,7% dos 9 mil entrevistados disseram que beberiam álcool coreano, um aumento de 4,3 pontos percentuais em relação ao ano anterior.
Cerca de 65,5% dos entrevistados no Nordeste da Ásia afirmaram que sim, seguidos por 59,3% na América do Norte. O número na América do Norte aumentou 12,1 pontos percentuais em relação ao ano anterior, comprovando a crescente popularidade das bebidas alcoólicas coreanas na região. O álcool coreano era menos popular na Europa, onde 47,7% dos entrevistados o beberiam.
Por motivos pelos quais beberiam álcool coreano, 35,1% disseram porque é saboroso. Cerca de 16,0% deram recomendações e 15,5% responderam que aprenderam sobre as bebidas em séries dramáticas ou filmes coreanos.
Cerca de 39,2% estavam familiarizados com as conhecidas refeições instantâneas coreanas. Por região, cerca de 60,6% dos entrevistados no Sudeste Asiático consideraram esses alimentos, seguidos por 52,7% no Nordeste Asiático. As refeições embaladas eram menos conhecidas na América do Norte e na Europa com 26,1% e 20,7% de conhecimento, respectivamente.
Cerca de 45,4% dos entrevistados experimentaram refeições instantâneas coreanas. Bibimbap, ou arroz cozido com legumes temperados e pasta de pimenta gochujang, liderou suas refeições simples favoritas com 22,8% dos votos. Gimbap ou pãezinhos coreanos fritos ganharam 19,1%, seguidos pelo arroz kimchi e ramen coreano com 13,0% e 11,5%, respectivamente.
Para a escolha de comida instantânea coreana pelos estrangeiros, o sabor foi o padrão mais importante, com 21,0% dos votos. O preço ficou em segundo lugar com 13,5%, seguido pela qualidade e conveniência com 11,5% e 10,7%, respectivamente.