Fãs de comida coreana no exterior escolhem soju e bibimbap como favoritos

Os dois têm a maior consciência no Sudeste Asiático; soju está desfrutando de popularidade em rápido crescimento na América do Norte

 

O soju e o bibimbap da Coreia do Sul são, respectivamente, as bebidas e os alimentos mais populares entre os estrangeiros, de acordo com os resultados da pesquisa divulgada pelo Instituto Coreano de Promoção de Alimentos, apoiada pelo governo, na sexta-feira.   

Na pesquisa realizada no ano passado com 9 mil estrangeiros que vivem fora da Coreia, cerca de 41,1% revelaram conhecer o soju, um forte licor coreano. Na categoria de múltipla escolha, a cerveja coreana ficou em segundo lugar com 31,6%, seguida por gwashilju, licor com infusão de frutas, com 22,8% e cheongju, arroz claro refinado e vinho coreano com 17,9%.

Soju era a mais conhecida no Sudeste Asiático, onde 62,7% dos entrevistados reconheciam a chamada vodca coreana. Cerca de 33,0% e 20,6% dos entrevistados na América do Norte e na Europa conheciam uma bebida alcoólica destilada, respectivamente.

Cerca de 57,7% dos 9 mil entrevistados disseram que beberiam álcool coreano, um aumento de 4,3 pontos percentuais em relação ao ano anterior.

Cerca de 65,5% dos entrevistados no Nordeste da Ásia afirmaram que sim, seguidos por 59,3% na América do Norte. O número na América do Norte aumentou 12,1 pontos percentuais em relação ao ano anterior, comprovando a crescente popularidade das bebidas alcoólicas coreanas na região. O álcool coreano era menos popular na Europa, onde 47,7% dos entrevistados o beberiam.

Por motivos pelos quais beberiam álcool coreano, 35,1% disseram porque é saboroso. Cerca de 16,0% deram recomendações e 15,5% responderam que aprenderam sobre as bebidas em séries dramáticas ou filmes coreanos.

Uma tigela de bibimbap (cortesia da Getty Images)
Uma tigela de bibimbap (cortesia da Getty Images)

 

Cerca de 39,2% estavam familiarizados com as conhecidas refeições instantâneas coreanas. Por região, cerca de 60,6% dos entrevistados no Sudeste Asiático consideraram esses alimentos, seguidos por 52,7% no Nordeste Asiático. As refeições embaladas eram menos conhecidas na América do Norte e na Europa com 26,1% e 20,7% de conhecimento, respectivamente.

Cerca de 45,4% dos entrevistados experimentaram refeições instantâneas coreanas. Bibimbap, ou arroz cozido com legumes temperados e pasta de pimenta gochujang, liderou suas refeições simples favoritas com 22,8% dos votos. Gimbap ou pãezinhos coreanos fritos ganharam 19,1%, seguidos pelo arroz kimchi e ramen coreano com 13,0% e 11,5%, respectivamente.

Para a escolha de comida instantânea coreana pelos estrangeiros, o sabor foi o padrão mais importante, com 21,0% dos votos. O preço ficou em segundo lugar com 13,5%, seguido pela qualidade e conveniência com 11,5% e 10,7%, respectivamente.