Dramas de romance coreanos e beisebol ao vivo levam a TVING a ultrapassar a Netflix

TVING ultrapassa Netflix em total de horas assistidas pela primeira vez

O serviço de streaming sul-coreano TVING está fazendo avanços significativos contra a gigante global Netflix, ultrapassando-a no total de horas diárias assistidas pela primeira vez. A taxa de rejeição dos usuários da TVING também foi inferior à da Netflix em abril e maio, marcando uma conquista notável no mercado over-the-top (OTT) coreano.

A taxa de rejeição, a porcentagem de usuários que não retornaram ao serviço após usá-lo no último mês, indica o envolvimento e a fidelidade do usuário.

(da esquerda) Cartazes de dramas coreanos 'Queen of Tears', 'Lovely Runner', 'Marry My Husband'./TVING
(da esquerda) Cartazes de dramas coreanos ‘Queen of Tears’, ‘Lovely Runner’, ‘Marry My Husband’./TVING

De acordo com o Mobile Index, um serviço de análise de aplicativos, a taxa de rejeição da TVING foi de 22,48% em abril e 21,71% em maio, em comparação com 23,83% e 22,48% da Netflix, respectivamente. A taxa de rejeição da Netflix aumentou de 15% em janeiro do ano passado para 20%, enquanto a da TVING diminuiu.

As telespectadoras na faixa dos 20 e 40 anos foram particularmente atraídas pela TVING este ano, graças a ofertas exclusivas como ‘Marry My Husband’, ‘Lovely Runner’ e outros dramas de TV populares. ‘Queen of Tears’, também exibido na Netflix, aumentou a audiência da TVING de janeiro a maio.

A TVING também liderou em média de horas assistidas por usuário de fevereiro a maio, com média de 12,13 horas em maio, em comparação com 9,77 horas da Netflix. Embora nenhuma das empresas divulgue o número de assinantes, a diferença está diminuindo com base nos usuários ativos diários (DAUs). Os DAUs médios da TVING aumentaram de 1,7 milhões em janeiro para 1,9 milhões em maio, enquanto os da Netflix diminuíram de 3,07 milhões para 2,35 milhões.

A partir de março, a cobertura online exclusiva da TVING da Liga da Organização Coreana de Beisebol (KBO) contribuiu significativamente para o crescimento do número de assinantes. As instalações de novos aplicativos aumentaram de 470.000 para 710.000 somente em março, e a TVING superou o Netflix em novas instalações de janeiro a maio.

(da esquerda) Cartazes das séries coreanas 'A Killer Paradox', 'Parasyte: The Grey' e 'The 8 Show.'/Netflix
(da esquerda) Cartazes das séries coreanas ‘A Killer Paradox’, ‘Parasyte: The Grey’ e ‘The 8 Show.’/Netflix

Apesar de um ano aparentemente lento para a Netflix, a plataforma lançou vários programas elegantes do gênero coreano, incluindo ‘A Killer Paradox’, ‘Parasyte: The Grey’ e ‘The 8 Show’, juntamente com séries internacionais como ‘3 Body Problem’.

Na Coreia, no entanto, a primeira metade do ano foi dominada por dramas românticos, levando a um aumento de assinantes de TVING. A estratégia da TVING inclui aproveitar o conteúdo da tvN, afiliada da CJ ENM. Dramas como ‘Marry My Husband’, ‘Queen of Tears’ e ‘Lovely Runner’ foram fornecidos à TVING, contribuindo para seu sucesso. No dia 28 de maio, quando o episódio final de ‘Lovely Runner’ foi lançado, o total de horas de exibição da TVING (2,5 milhões de horas) ultrapassou pela primeira vez o da Netflix (2,41 milhões de horas).

Especialistas do setor acreditam que os serviços OTT coreanos devem competir com os OTT globais, investindo pesadamente em conteúdo. A questão permanece se a TVING conseguirá manter seu ímpeto sem a cobertura do beisebol e os programas de sucesso.