Criados através de estratégias de globalização, os chamados grupos de K-pop “localizados” estão agora voltando-se para atividades promocionais na Coreia. Enquanto alguns ídolos nascidos no exterior estão optando por retornar aos seus países de origem depois de ganharem experiência internacional aqui, outros estão começando do zero para construir popularidade na Coreia.
Grupos localizados são artistas de K-pop desenvolvidos por agências coreanas com foco em mercados estrangeiros. Esses grupos, compostos maioritariamente ou inteiramente por membros não-coreanos, são modelados a partir do sistema de trainees e do estilo do K-pop, mas concentram suas atividades em suas respectivas regiões.
Esta abordagem contrasta com os grupos tradicionais de K-pop, que operam principalmente na Coreia, exceto em turnês internacionais ou shows no exterior.
No entanto, as tendências recentes mostraram uma mudança de regresso à Coreia, com estes grupos localizados a tentarem captar fãs tanto na Coreia como no estrangeiro, contrariamente à ênfase passada em ganhar popularidade no exterior.
Um exemplo proeminente é o grupo masculino WayV da SM Entertainment, que anunciou novas atividades na Coreia com o lançamento de seu último álbum em 3 de junho.
WayV é uma subunidade da boy band NCT da SM, com membros de várias nacionalidades, incluindo chineses e tailandeses. A WayV já se concentrou em atividades na China.
Ao lançar seu quinto mini-álbum “Give Me That”, os membros do WayV anunciaram planos para atividades simultâneas na Coreia e na China. O novo álbum inclui seis faixas, apresentando versões coreanas e chinesas da música-título.
Em um evento de imprensa realizado na segunda-feira no BlueSquare Mastercard Hall, no distrito central de Yongsan, em Seul, os membros do WayV expressaram seu desejo de se envolver mais com os fãs coreanos.
“Decidimos focar nas promoções na Coreia porque queríamos encontrar nossos fãs coreanos com mais frequência. A faixa-título tem uma versão coreana e esta é a primeira vez que incluímos músicas em coreano. Planejamos mostrar vários lados da música. através de programas musicais, YouTube, rádio e outros conteúdos”, comentaram os membros da banda.
&TEAM, uma boy band da HYBE Labels Japan, é outro grupo localizado que busca expandir gradualmente suas atividades na Coreia. O grupo, composto por membros japoneses, coreanos e taiwaneses, atua principalmente no Japão, já que a maioria das atividades promocionais de seus álbuns ocorreram lá.
No entanto, reconhecendo a sua crescente base de fãs na Coreia, o grupo embarcou em suas primeiras atividades promocionais coreanas em novembro passado com seu álbum de estúdio, “First Howling: NOW”. O grupo também está programado para participar do 2024 Weverse Con Festival no próximo mês, que será realizado perto do INSPIRE Entertainment Resort em Incheon, a oeste de Seul.
Esta mudança estratégica é atribuída à crescente ênfase na originalidade do K-pop em meio à sua globalização.
Anteriormente, as estratégias de localização eram escolhidas para uma rápida expansão no exterior, mas agora, a popularidade na Coreia, o lar do K-pop, é vista como uma base essencial para o sucesso global.
Como resultado, uma nova tendência no mercado de ídolos também surgiu – estrear grupos para iniciar suas jornadas no K-pop com atividades simultâneas na Coreia e no exterior.
Em março, a SM estreou a NCT WISH, outra subunidade sob a égide da NCT, que consiste em quatro membros japoneses e dois coreanos, para atingir os mercados coreano e japonês.
Em um evento de imprensa realizado para comemorar a estreia do grupo no BlueSquare Mastercard Hall, esses estreantes de março descreveram claramente seus objetivos de atividade dupla .
“Relembrando minhas experiências (como cantora) viajando entre a Coreia e o Japão, decidi participar da produção para ajudá-los a alcançar um sucesso semelhante”, explicou a cantora BoA, produtora-chefe do grupo.
A JYP Entertainment também apresentou o NEXZ em maio, composto por seis membros japoneses e um membro coreano. Sua agência realizou o showcase de estreia do grupo japonês na Coréia, antes de suas promoções no Japão. O grupo concluiu recentemente as atividades promocionais de “Ride the Vibe”, sua faixa de estreia na Coreia, e agora está se preparando para seus empreendimentos no Japão.
O grupo está programado para conhecer os fãs japoneses através de uma turnê de estreia em agosto, abrangendo seis apresentações em Fukuoka, Osaka e Tóquio.
Especialistas da indústria observam que esta tendência de estrear novos grupos visando atividades simultâneas no país e no exterior destaca “a crescente percepção da importância simbólica da Coreia como o berço do K-pop”.
“A reimportação de grupos localizados, juntamente com a inclusão da Coreia no processo de estreia de grupos localizados recém-estreados, significa uma fase de transição”, observou um membro da indústria musical. “Prevemos testemunhar mais destas experiências no futuro, uma vez que a estreia de muitos grupos multinacionais sob agências gigantes é atualmente iminente.”
KATSEYE, um grupo americano de K-pop localizado sob a HYBE Labels, e o grupo japonês localizado 24kumi, liderado por CJ ENM, junto com o grupo chinês Project C da JYP, estão todos se preparando para suas estreias.
“Essas tentativas também podem incluir parcerias com gravadoras globais ou organização de shows de audições coreanas em outro país.