‘OST Fandom’ rivaliza com o Idol Fandom e sobe nas paradas mesmo após o término do programa

 As trilhas sonoras originais (OST) de dramas estão subindo nas paradas musicais mesmo após a conclusão da série, e estão chegando às paradas globais da Billboard. Tal fenômeno é impulsionado pelo fandom de dramas como “Lovely Runner”, cujos fãs, conhecidos como ‘Sunchinja’ (aqueles obcecados por Sunjae), demonstram uma dedicação comparável à dos fandoms de ídolos.

 

A partir do dia 24, a indústria musical informa que dramas como “Lovely Runner” e “Queen of Tears” têm seus atores cantando as OSTs, consolidando o fandom e impulsionando o sucesso das músicas nas paradas musicais.

 

“Lovely Runner” manteve a popularidade um mês após seu final, com cinco faixas OST entrando no gráfico ‘Top 100’ do Melon. A partir do dia 20, a música com melhor classificação é “Sonagi” de Byun Woo-seok em 4º lugar, seguida por “Geuraenna bwa” de Yoo Hwi-seung em 55º, “Bomnun” de 10cm em 63º e “Kkumgyeolgataseo” de Minnie. Notavelmente, “Sonagi” entrou nas paradas pela primeira vez no início de maio, alcançando o 7º lugar durante a exibição do drama, e subiu novamente após o final.

 

Além disso, “Mianhae Miwohae Saranghae” de Crush de “Queen of Tears” está em 13º lugar, enquanto “Cheonsangyeon” de Lee Chang-sub do webtoon “Seonnyeo Yijeon” está em 14º. Esta é a primeira vez que vários OSTs aparecem simultaneamente desde “Hospital Playlist” em 2021, que contou com remakes populares como “Aloha” e “I Knew I Love”.

 

 

▲ Os pôsteres de “Queen of Tears” são mostrados nesta imagem combinada fornecida pela tvN. (FOTO NÃO À VENDA) (Yonhap)

 

O ressurgimento de temas cativantes está revitalizando o mercado de OST, especialmente significativo porque o mercado de drama mudou para plataformas OTT com um aumento no conteúdo de gênero e série, reduzindo o número de OSTs de sucesso nos últimos anos. De acordo com Kim Jin-woo, pesquisador sênior do Circle Chart, os OSTs detinham uma participação de 14,5% entre as 400 melhores músicas do Circle Chart em maio. Isto marca uma recuperação desde o seu declínio a partir de meados de 2022, com quotas frequentemente abaixo dos 10% durante metade dos últimos três anos, e não ultrapassando os 10% no ano passado.

 

Kim explicou que as OSTs prosperam quando são usadas como música tema do protagonista, repercutindo profundamente no público. Por exemplo, “Lovely Runner” combina música não melancólica com sinergia eficaz do show, enquanto “Queen of Tears” combina sua OST com cenas comoventes.

 

Os especialistas atribuem o sucesso dos OSTs aos atores que lançam músicas nos personagens, o que mobiliza significativamente o fandom. Byun Woo-seok, por exemplo, lançou “Sonagi” sob o nome da banda de seu personagem Ryu Sun-jae, Eclipse. A canção entrou na Billboard Global 200 na 199ª colocação e subiu para a 167ª posição na semana seguinte, permanecendo na parada por três semanas consecutivas.

 

O crítico cultural Jeong Deok-hyun notou a singularidade de “Lovely Runner”, onde a OST do drama continuou a prosperar após o final, impulsionada por uma base de fãs ativa semelhante à de um grupo ídolo. Cada vez mais, os atores estão aproveitando essa sinergia ao lançar OSTs nos personagens. Kim Soo-hyun lançou “Cheonghon” de “Queen of Tears”, enquanto Park Eun-bin lançou quase 10 OSTs para seu papel em “Diva of the Deserted Island”. Kim Se-jeong da série “The Uncanny Counter” também lançou OSTs para cada temporada, servindo como temas de sua personagem.

 

Jeong concluiu que as empresas de radiodifusão reconhecem a potente sinergia dos atores cantando OSTs nos personagens, prevendo que esta tendência continuará a aumentar.