Nos últimos 15 anos, o K-pop conquistou seu espaço nas paradas internacionais, e o sucesso do crossover nunca foi tão evidente como agora. Desde as pioneiras internacionais BoA e Wonder Girls, que deixaram suas marcas nas paradas Billboard 200 e Billboard Hot 100 em 2009, até os artistas contemporâneos, o K-pop continua a brilhar.
Em 2023, 35 álbuns de K-pop entraram na Billboard 200, com cinco deles alcançando o primeiro lugar. O TOMORROW X TOGETHER com “The Name Chapter: TEMPTATION” liderou em fevereiro, o Stray Kids com “5-STAR” reinou por uma semana em junho, o NewJeans com “Get Up” assumiu em agosto, o Stray Kids conquistou o segundo lugar com “ROCK-STAR” em novembro, e o ATEEZ alcançou o topo das paradas com “The World EP.Fin: Will” em dezembro.
No Hot 100, Jimin do BTS fez história como o primeiro artista solo sul-coreano a atingir o primeiro lugar com seu single “Like Crazy”. Jung Kook, também do BTS, seguiu logo depois com “Seven” (com participação de Latto), estreando no topo da Billboard Hot 100 e estabelecendo um recorde com três sucessos solo no top cinco. Além disso, Taeyang do BIGBANG, NewJeans, FIFTY FIFTY, Stray Kids e Jennie do BLACKPINK conquistaram suas primeiras entradas no Hot 100, enquanto TWICE e os membros do BTS J-Hope, Agust D e V adicionaram mais entradas à coleção.
Além das paradas, os artistas também se conectaram com os fãs globais por meio de turnês mundiais. SEVENTEEN, ENHYPEN, NCT, TWICE, aespa, LE SSERAFIM, (G)I-DLE, ITZY, Agust D e outros se apresentaram nos maiores palcos de suas carreiras, demonstrando o impacto do K-pop no mercado ao vivo.
A Billboard Korea está prestes a ser lançada, e a primeira edição, Billboard K Vol.1, chegará em junho. Antes disso, a Billboard e a Billboard Coreia compilaram a lista inaugural da Billboard K-Pop Artist 100, com base na atividade nas paradas Billboard 200, Billboard Hot 100 e dados do Billboard Boxscore (turnês) de janeiro a dezembro de 2023. Confira a lista completa de 2024 abaixo:
100 Yuna (ITZY)
99 Chaeryeong (ITZY)
98 Ryujin (ITZY)
97 Lia (ITZY)
96 Yeji (ITZY)
95 Shuhua ((G)I-DLE)
94 Yuqi ((G)I-DLE) Além de seu trabalho de composição e produção de sucessos de K-pop do (G)I-DLE, a estrela nascida em Pequim também é creditada como letrista e diretora vocal em versões chinesas de singles como “Hwaa” e “Dumdi Dumdi”, o que ajudou o grupo passa para o mercado chinês.
93 Soyeon ((G)I-DLE)
92 Minnie ((G)I-DLE)
91 Miyeon ((G)I-DLE)
90 JISUNG (NCT DREAM)
89 JAEMIN (NCT DREAM)
87 JENO (NCT DREAM)
86 RENJUN (NCT DREAM)
85 HAECHAN (NCT 127, NCT DREAM)
84 MARK (NCT 127, NCT DREAM)
83 Jungwoo (NCT 127)
82 JAEHUYN (NCT 127)
81 DOYOUNG (NCT 127)
80 YUTA (NCT 127)
79 TAEYONG (NCT 127)
78 JOHNNY (NCT 127)
77 TAEIL (NCT 127)
76 NINGNING (aespa)
75 WINTER (aespa)
74 GISELLE (aespa)
73 KARINA (aespa)
72 Hong Eunchae (LE SSERAFIM)
71 Kazuha (LE SSERAFIM)
70 Huh Yunjin (LE SSERAFIM)
69 Sakura (LE SSERAFIM)
68 Kim Chaewon (LE SSERAFIM)
67 Jisoo (BLACKPINK)
Antes do BLACKPINK, Jisoo atuou em videoclipes de K-pop e apareceu em anúncios comerciais durante anos antes da estreia do BLACKPINK em 2016. Cantora e compositora do BLACKPINK, Jisoo expandiu sua carreira atuando em dramas coreanos e por meio de seu álbum solo ME e seu single de sucesso “Flower” em 2023.
66 Lisa (BLACKPINK)
65 Rosé (BLACKPINK)
64 Jennie (BLACKPINK)
63 Jin (BTS)
62 J-Hope (BTS)
61 RM (BTS)
60 V (BTS)
59 Agust D (BTS)
58 Tzuyu (TWICE)
57 Chaeyoung (TWICE) A cantora rapper foi o primeiro membro do TWICE a receber créditos de composição em um álbum por contribuir para uma faixa de seu segundo EP, Page Two, e tem mostrado continuamente suas habilidades, incluindo a revelação de uma nova música solo, “My Guitar”, durante seu curso. Pronto para ser uma turnê mundial.
56 Dahyun (TWICE)
55 Mina (TWICE)
54 Sana (TWICE)
53 Momo (TWICE)
52 Jeongyeon (TWICE)
51 Nayeon (TWICE)
50 Jihyo (TWICE)
49 Ni-ki (ENHIPEN)
48 Jungwon (ENHIPEN)
47 Sunoo (ENHIPEN)
No episódio final do I-Land , concurso de canto que criou o ENHYPEN, o vocalista foi o especialista “Escolha do Produtor” conquistando seu lugar na boy band.
46 Sunghoon (ENHYPEN)
45 Jake (ENHIPEN)
44 Jay (ENHIPEN)
43 Heeseung (ENHYPEN)
42 Jongho (ATEEZ)
41 Wooyoung (ATEEZ)
40 Mingi (ATEEZ)
39 San (ATEEZ)
38 Yeosang (ATEEZ)
37 Yunho (ATEEZ)
36 Seonghwa (ATEEZ)
35 Hongjoong (ATEEZ)
34 Dino (SEVENTEEN)
O membro mais jovem do SEVENTEEN cresceu com pais que são dançarinos, tornando seu papel como dançarino principal do time um ajuste natural. Em 2023, Dino lançou sua primeira faixa solo oficial “Wait”.
33 The8 (SEVENTEEN)
32 Jun (SEVENTEEN)
31 Hoshi (SEVENTEEN)
Coreógrafo central nas intrincadas performances de palco do SEVENTEEN, Hoshi é o líder natural da unidade de performance focada em dança do grupo, que inclui Jun, The8 e Dino. Com o lançamento de sua faixa “mixtape” “Spider” em 2021, Hoshi deu início à série ‘The Thirteen Tapes’ do SEVENTEEN, apresentando os 13 membros do grupo lançando faixas solo.
30 Seungkwan (SEVENTEEN)
29 DK (SEVENTEEN)
28 Joshua (SEVENTEEN)
27 Jeonghan (SEVENTEEN)
26 Woozi (SEVENTEEN)
25 Vernon (SEVENTEEN)
24 Mingyu (SEVENTEEN)
23 Wonwoo (SEVENTEEN)
22 S.Coups (SEVENTEEN)
21 Jimin (BTS)
Embora o BTS tenha sido o primeiro artista de K-pop a conquistar o tão esperado número 1 no Hot 100, foi Jimin o primeiro artista a liderar o ranking solo. 2023 foi um ano importante para o cantor, dançarino e compositor superstar, pois ele coletou entradas do Hot 100 como “Vibe” com Taeyang (que alcançou a posição 76) e “Set Me Free Pt. 2” (nº 30), tudo levando à sua faixa solo focada “Like Crazy”, que finalmente estreou no topo da parada datada de 8 de abril de 2023, em uma estreia histórica para artistas sul-coreanos. Seu primeiro álbum solo, Face, alcançou a posição número 2 na Billboard 200, e mais tarde ele ganhou mais uma entrada no Hot 100 com o single da trilha sonora de Fast X , “Angel Pt. 1” ao lado de Kodak Black, NLE Choppa, JVKE e Muni Long.
20 Huening Kai (TOMORROW X TOGETHER)
Com uma vida tranquila que incluiu um tempo morando na Coréia, na China e nos EUA, Huening Kai, nascido no Havaí, foi o primeiro estrangeiro a estrear pela BIGHIT MUSIC, bem como o primeiro membro do TOMORROW X TOGETHER a ganhar crédito como compositor quando co-escreveu o faixa “Roller Coaster” do segundo EP da banda, The Dream Chapter: Magic .
19 Taehyun (TOMORROW X TOGETHER)
18 Beomgyu (TOMORROW X TOGETHER)
17 Soobin (TOMORROW X TOGETHER)
16 Yeonjun (TOMORROW X TOGETHER)
15 Hyein (NewJeans)
Enquanto NewJeans fez história como o grupo feminino de K-pop mais rápido a chegar ao topo da Billboard 200 quando seu EP Get Up estreou em primeiro lugar em agosto, o membro mais jovem Hyein também está fazendo estreias rápidas no quinteto como o primeiro membro do NWJNS a aparecer em outro álbum do artista (em “Shh..” do EP The Winning da IU de fevereiro de 2024) e conquistando o cargo de embaixador da marca Louis Vuitton aos 14 anos.
14 Haerin (NewJeans)
13 Danielle (NewJeans)
12 Hanni (NewJeans)
11 Minji (NewJeans)
Embora a NewJeans não tenha posições designadas em seu grupo, o estilo de rap marcante de Minji, a voz profunda e a idade avançada fazem dela a presumível líder na rápida aquisição internacional da NewJeans – que incluiu a vitória no Billboard Music Award de 2023 como Melhor Artista K-Pop Global. . Com o tempo que passou no Canadá para aperfeiçoar seu inglês durante a infância, a estrela coreana chamou a atenção dos fãs pela primeira vez com uma participação especial no videoclipe “Permission to Dance” do BTS em 2021 com o futuro colega de banda Hanni e desde então conseguiu créditos de co-autoria para o hit Hot 100 da NewJeans, “Ditto”.
10 FIFTY FIFTY
Embora FIFTY FIFTY tenha conquistado pontos nas paradas com a música que gravaram como quarteto, hoje Keena é o único membro do grupo.
9 I.N (Stray Kids)
foto : JYP Entertainment
Gostando de cantores como Charlie Puth e seu modelo Bruno Mars, o membro mais jovem do Stray Kids – conhecido como maknae , que significa o mais jovem de um grupo em coreano – mostrou sua dedicação ao grupo ao se apresentar consistentemente como um vocalista principal, tornando sua faixa solo “Maknae on Top” um nome ainda mais perfeito.
8 Seungmin (Stray Kids)
7 Félix (Stray Kids)
6 Han (Stray Kids)
5 Hyunjin (Stray Kids)
4 Changbin (Stray Kids)
3 Lee Know (Stray Kids)
2 Bang Chan (Stray Kids)
1 Jungkook (BTS)
Seu single solo de estreia oficial, “Seven”, com Latto, não apenas estreou em primeiro lugar na parada Billboard Hot 100, mas passou sete semanas no topo da Billboard Global 200, foi a música global número 1 do verão e ganhou o Top Global K. -Canção pop no Billboard Music Awards. Jung Kook continuou seu domínio com uma série de colaborações de sucesso no Hot 100, incluindo os cinco maiores sucessos “3D” com Jack Harlow – que acabou sendo remixado por Justin Timberlake – e “Too Much” com The Kid LAROI e Central Cee.
Mas Jung Kook provou que realmente chegou quando seu álbum solo de dezembro, apropriadamente intitulado Golden , foi lançado em segundo lugar na Billboard 200, com a maior semana de vendas de todos os tempos para um ato solo de K-pop (210.200 álbuns de unidades equivalentes para a semana das paradas datada 18 de novembro de 2023), enquanto sua faixa solo “Standing Next to You” parece que pode marcar seu hit mais antigo no Hot 100, com 16 semanas consecutivas no total – até agora – colocando-o em primeiro lugar nesta lista que considera a atividade nos dados de turnê da Billboard 200, Hot 100 e Billboard Boxscore do ano passado.
Os fãs querem vê-lo em mais dramas! Com Lovely Runner da tvN (no Brasil pela Viki) finalmente chegando ao fim com o episódio final indo ao ar ontem, os…
No dia 30 de junho, o Jamsil Indoor Stadium, em Songpa-gu, Seul, estava repleto de sons vibrantes e aplausos entusiasmados dos fãs. Hits como “Drama”,…