Glossário de K-POP

Ace

Termo usado para descrever artistas de K-pop que se destacam na indústria musical sul-coreana em um ou mais aspectos de performance, mas não necessariamente em todos ao mesmo tempo. São vistos como “os melhores dos melhores” em habilidades específicas, como vocal, dança ou rap. Um exemplo conhecido é CL (2NE1), ela é capaz de dançar, fazer rap, cantar e ter uma incrível presença de palco, além de escrever suas próprias músicas

Aegyo

É um termo que significa “mostrar tons de voz doces e fazer expressões faciais e gestos muito delicados”. Aegyo literalmente significa “agir de forma graciosa” e é comum que ídolos de K-pop, tanto homens quanto mulheres, o façam.

Aigoo

Expressão coreana, usada particularmente para demonstrar surpresa. A gíria é muito usada por ouvintes da clássica música predominante do país (K-pop) ou fãs da arte televisionaria da cultura asiática, Drama.
Originalmente, a palavra não tem uma definição dicionária na língua do país, sendo considerada um jargão.

Aish

Em coreano, “aish” (pronunciado como “a-ish”) é uma exclamação usada para expressar frustração, aborrecimento ou impaciência. É semelhante às expressões inglesas “ugh” ou “geez”. Este termo é frequentemente usado em conversas informais ou mensagens de texto para transmitir leve irritação ou exasperação.

All-Kill

É uma conquista das paradas musicais na Coréia do Sul, onde uma música atinge simultaneamente o número um nos componentes em tempo real, diário e semanal do iChart, um agregador de classificação de gráficos de música operado pela Instiz.
O girl group (G)I-DLE bateu recordes em 2022 ao conseguir o seu primeiro Perfect All-Kill (PAK) com o seu single ‘Tomboy

All-Rounder

All-Rounder é um ídolo que é ótimo em cantar e dançar. Se eles têm uma posição principal ou de liderança em todos os três campos, eles são definitivamente polivalentes.

Exemplo Seungwoo. Ele é vocalista, rapper e dançarino em Victon. Ele também escreve para o grupo e para si mesmo.

Bias

Integrante favorito de um grupo de k-pop. Bias Wrecker Segundo integrante favorito em um grupo de k-pop. Às vezes, chama mais atenção do que o bias, testando a “lealdade” do fã — por isso o “wrecker” (destruidor, em português).

Big heart

Fazer um coração grande com os braços

Black Ocean

No contexto do K-pop, o termo “Black Ocean” refere-se a uma situação em que os fãs deliberadamente permanecem em silêncio ou desligam seus bastões de luz durante uma apresentação, criando uma seção escura e silenciosa na plateia. Isso normalmente acontece como uma forma de protesto ou desaprovação a um determinado artista ou grupo.

Center

O Center é o integrante que se posiciona no meio durante as apresentações e muitas vezes assume papel de destaque na coreografia do grupo.
– O center é normalmente o ponto focal das atuações do grupo e serve como figura chave na transmissão da imagem e mensagem global do grupo.
– O center é responsável por conduzir o grupo nas danças e apresentações, ajudando a sincronizar e unificar os movimentos do grupo.

Comeback

O comeback é o retorno aos palcos de grupos e solistas, independentemente do tempo desde seu último lançamento (que pode variar de alguns meses a mais de um ano). Isso significa que os artistas apresentarão um novo trabalho em programas de TV, incluindo um single e mais uma canção.

Daebak

Um termo comum e uma interjeição usada para expressar aprovação ou admiração por algo. Semelhante a “legal” ou “incrível”, pode ser usado de forma flexível como substantivo ou advérbio.

Debut

Muitas agências apresentaram novos grupos de ídolos para uma audiência através de uma “debut showcase”, que consiste em marketing online e promoções de transmissão de televisão em oposição ao rádio. Os grupos recebem um nome e um “conceito” junto com um gancho de marketing.

Disband

No contexto do K-pop, uma “disband” refere-se à dissolução ou separação de um grupo K-pop. Os grupos de K-pop são normalmente formados por empresas de entretenimento por meio de audições ou programas de trainee, e consistem em vários membros que atuam juntos. Esses grupos lançam músicas, se apresentam em shows e se envolvem com os fãs como uma unidade.

Ending Fairy

O termo foi inventado por causa de como a câmera capturou Chaeyeon ao final de uma apresentação no Produce 101. Ela é a primeira. Desde então, fazer poses de “ending fairy” se tornou uma tendência. Agora, a câmera sempre garante pelo menos uma ótima pose de “ending fairy” ao final de cada performance. Durante um tempo, era o visual ou o center que faziam uma pose bonita ao final, mas rapidamente isso se tornou mais inclusivo para todos os membros.