Feira do Bom Retiro leva mais de 30 expositores de gastronomia para Festival da Cultura Coreana neste sábado, 17

Público também encontra experiências culturais gratuitas como caligrafia e dobradura coreanas, além de apresentações no palco, que ainda recebe grupo de K-Pop NTX

Feira do Bom Retiro mais uma vez assume a curadoria de gastronomia do Festival da Cultura Coreana, que será realizado dia 17 de agosto. Nesta 17ª edição do evento, na praça do metrô Tiradentes, mais de 30 expositores tiveram a participação confirmada.

Se a Hallyu, ou seja, a onda coreana, ganhou espaço no Brasil através da música K-Pop e das séries de K-Drama, hoje, a culinária K-Food também se tornou muito procurada pelos fãs da cultura da Coreia. Pensando nisso, a Feira do Bom Retiro levará os expositores que já participam das edições semanais do evento, na Rua Cônego Martins, e mais alguns convidados como o Dogkebi, primeiro restaurante de hot dog coreano do Brasil, e a K-Food Express, loja de conveniência como as coreanas que têm se tornado viral nas redes sociais.

A estimativa de público para o Festival deste ano chega aos 100 mil participantes, que poderão provar os pratos mais populares do street food coreano como o Topokki (massa de arroz apimentada), Kimbap (rolinho de arroz com legumes e proteína), frango frito empanado (o estilo coreano garante crocância e maciez diferenciadas) e Hotteok (panqueca doce recheada com açúcar mascavo e amendoim).

Os pratos da culinária tradicional também serão encontrados para venda, como o Bulgogi (carne bovina marinada e agridoce), Bibimbap (mexidão de arroz, legumes, carne bovina e ovo), panqueca de Kimchi (acelga apimentada), Jajangmyeon (macarrão com pasta de soja, carne suína e legumes) e o Mandu (massa frita recheada com carne e legumes).

As bebidas, que sempre ganham destaque nos K-Dramas, como o Soju (destilado à base de arroz mais vendido do mundo) e o Makgeolli (vinho de arroz) estarão disponíveis nas versões originais e saborizadas. Também há as opções de drinques com ou sem álcool, com geleias artesanais ou efeitos coloridos que deixam a bebida “instagramável”.

Os destaques deste ano vão para o Yuja Ade (chá de frutas cítricas) com sabor leve e refrescante, café Dalgona (inspirado no doce do K-Drama de sucesso Round 6) e as sobremesas Tanghulu (frutas da estação cobertas com açúcar derretido) e o Bungeoppang (massa em formato de peixe recheada de chocolate e feijão doce).

A Feira do Bom Retiro ainda traz expositores de outras áreas para a praça como lojas de produtos de K-Pop, K-Drama, K-Beauty e aluguel de Hanbok, a roupa tradicional coreana, para os visitantes se sentirem nas séries de época e tirarem fotos para suas redes sociais.

Como atração especial da Feira, o grupo de Caligrafia Tradicional Coreana foi convidado para escrever em letra artística o nome dos interessados na atividade em Hangul, o alfabeto usado na Coreia. Também será realizado workshop de dobradura com técnicas coreanas, em que serão aprendidas dobraduras como de flores e animais. Ambas as atividades são gratuitas.

Já na área do palco, o público poderá assistir a apresentações culturais tradicionais e modernas, participações especiais de grupos de dança da Bolívia e Paraguai, além do show principal com o grupo de K-Pop NTX, que encerra sua turnê pelo Brasil se apresentando no Festival.

Neste ano, quem for ao evento também encontrará uma extensão das atividades no Oswald de Andrade, na Rua Três Rios, com apresentações de DJs e bate-papos literários. A programação completa pode ser encontrada nas redes sociais da Feira do Bom Retiro, do Festival da Cultura Coreana e Centro Cultural Coreano.

Serviço

Feira do Bom Retiro no 17º Festival da Cultura Coreana

Onde: Praça Coronel Fernando Prestes, metrô Tiradentes.

Horário de funcionamento da Feira gastronômica do Bom Retiro no Festival: dia 17 de agosto, das 10h às 21h.

Entrada: Gratuita.

Instagram: @feiradobomretiro