As indicações de Jungkook do BTS e Lisa do BLACKPINK para a premiação geram reclamações

As indicações ao MTV Video Music Awards de 2024 foram divulgadas em 6 de agosto. Assim como nos últimos anos, elas incluíram vários artistas de K-Pop em diversas categorias.

Normalmente, essas indicações são um grande motivo de orgulho para os fãs, já que seus favoritos são indicados junto com outros grandes artistas.

No entanto, as indicações de Jungkook do BTS e Lisa do BLACKPINK resultaram em confusão e discussões sobre racismo.

230617-BTS-Jungkook-no-Inkigayo-Palco-Imagens-Não-Vistas-documentos-1
Jungkook do BTS | SBS
240724-LISA-Instagram-Story-Atualização-documentos-1
Lisa do BLACKPINK | @lalalalisa_m/Instagram

Em 2019, a MTV adicionou a categoria “Melhor K-Pop” à premiação, dando aos ídolos do K-Pop uma categoria para vencer. Isso foi visto de duas perspectivas diferentes, com alguns vendo isso como uma forma de separar as estrelas do K-Pop das outras categorias, enquanto outros viram isso como uma indicação de quão grande o gênero cresceu.

E com estrelas do K-Pop sendo indicadas e vencendo outras categorias, como a vitória do TXT na categoria “PUSH Performance do Ano”, há provas do último.

 

Este ano, a categoria K-Pop foi incluída novamente, incluindo Jungkook e Lisa como os únicos artistas solo indicados. “SEVEN (feat. Latto)” de Jungkook ganhou a indicação, enquanto “Rockstar” de Lisa deu ao ídolo o dela.

Captura de tela 2024-08-06 às 2.14.54 PM
MTV

Embora isso seja uma conquista, alguns apontaram alguns problemas com as indicações dessas duas estrelas.

Tanto “SEVEN” quanto “Rockstar” são lançamentos em inglês e, no caso de Jungkook, lançados em um álbum inteiramente em inglês. Em ambos os casos, em todas as plataformas musicais, cada música foi classificada como Pop em vez de K-Pop.

77733E71-B8BD-4BFD-AFAC-3FDC9D2C0D66
Música da Apple

Além do fato de que cada ídolo está em um grupo de K-Pop e Jungkook é coreano, muitos estão dizendo que não havia razão para essas faixas terem sido colocadas na categoria K-Pop.

 

 

 

Alguns acham que o racismo está alimentando essas indicações, colocando os artistas asiáticos na mesma categoria.